5.4.10

Mudanças

Aceito e acredito que tudo na vida muda, sempre, seja pelo motivo que for ou por motivo algum. Até o jeito de escrever muda. De Shakespeare ao iPad... Imagine a evolução disso!

Imagine a quantidade de informação que o Shakespeare foi exposto antes de escrever tudo que escreveu. Com a idade que ele escreveu sua primeira obra a maioria das pessoas do mundo atual já foram expostas a mais informação que o autor Inglês, e ainda assim o que criam? Como criam e de onde vem sua criação?

Ainda, como expor? Shakespeare criou sua companhia de teatro em virtude do alto preço do papel, e provavelmente, porque a maioria das pessoas não sabia ler...
Qual a influencia da quantidade de informação que à nossa geração é imposta e como isso reflete na criação?

Claro que podemos considerar inúmeros novos paradigmas de criação: Jogos eletrônicos, programas de computador, novas tecnologias, mixagem de músicas, edição de vídeos. Em fim, formas ilimitadas de exposição de criatividade antes indisponíveis.

Voltar ao que considero o primeiro meio de exposição criativa após a pintura e a fala: A escrita. Quando encontramos tanta criatividade independente da exposição à informação. Criatividade para a escrita pura. Muito difícil. O pintor atual busca referencias, o músico e o escritor também. Mas onde está a criatividade Pura? Isso existe hoje? Quando? Onde?

Muito difícil dizer. Sentenciar uma atitude e um resultado sem saber seu verdadeiro propósito pode ser desproporcional à crítica almejada pelo esforço do próprio criativo. Claro, o escritor despretensioso com seus próprios recursos não está com a mente voltada ao crítico quando escreve. Mudanças nessa forma de julgar também devem acontecer.

A democratização da criação de conteúdo e da sua distribuição gratuita deve possibilitar muita informação além do que seria normalmente disponibilizado por livros.

Não que antes essa informação não estivesse disponível, mas colocar conteúdo para o público era muito mais difícil, publicações, aprovações, custos de impressão... Em fim, muito menos conteúdo estava disponível e isso é obvio. Mas agora cabe pensar, qual mudança essa fartura de conteúdo genérico acionará na sociedade Mundial? Qual será seu efeito prático? Quando vamos ver esse efeito?

Como pensar isso dentro do conceito das ditaduras modernas? Veja o controle e o funcionamento do Google e demais sites na China. Quem controla isso? Quais países controlam? Quais os motivos desse controle? A multiplicação da informação independente e a criação têm um poder descomunal.

Revoluções aconteceram pela divulgação de palavras.

Quando a revolução da nossa geração começará?

Contra qual problema essa revolução será direcionada?

Claro que há informação e há possibilidade de mais divulgação. Saber como encontrar essa nova informação será o primeiro diferencial, saber como criar informação nova e relevante será o segundo, conseguir manter os dois primeiros juntos proporcionando a geração de novas idéias para efetiva quebra de paradigmas será o motor da mudança.

Temos que ter a capacidade de fazer perguntas. Ainda que suas respostas sejam óbvias, ou muito sinistras para serem pensadas.

Há que perguntar para descobrir o que vai mudar.

Com certeza em algum momento presenciaremos uma mudança que nos proporcionará um salto evolutivo para a humanidade. E se, por um acaso, os humanos não conseguirem chegar nesse salto evolutivo, provavelmente será o nosso fim...

Esse foi mais um exercício de escrita direta. Gostou? comente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário