11.9.09

O Problema como fonte da Criatividade

A criatividade não é um atributo exclusivo do ser criativo em essência ou artista. O pensamento direcionado a resolução de um dado problema é fonte de criatividade para qualquer pessoa. Assim a elaboração e abordagem do Problema tomam posição essencial em relação à criatividade para quem não é artista.

Olhar o problema sem inserir nada seu nele. Decompor o problema em partes inalteradas. Depois recompor o todo inalterado pela junção das partes. Sem pensar na resposta ou no objetivo. Pense no caminho e nas influencias do meio ambiente sobre o Plano.

Para responder de forma criativa sempre, o objetivo de qualquer plano para resolução de um problema não precisa ser fixo. A fixação em um objetivo pode desviar a atenção das outras possibilidades de solução. A falta de flexibilidade em alterar planos, mostra falta de capacidade de reação ao ambiente mutante.

A ilusão de controle do futuro como forma de controle da ansiedade não atinge qualquer resultado pratico efetivo. Apenas solta a percepção de possibilidade do errado, garantindo uma efêmera sensação de controle.

Algo deve guiar e direcionar a energia para solução. A forma tradicional de definição de metas para planejamento assume uma visão clara de foco no resultado. E, com essa visão, cria metas para realização do objetivo visado. Logicamente isso faz sentido, ou seja, o lado esquerdo do seu cérebro concorda que isso é uma forma correta de desenhar um plano.

Ao verificar o mesmo Plano com o lado direito do cérebro (supostamente “o criativo”). Ao abordar o assunto com base em valores gerais e não em objetivos ou metas. Naturalmente surgem questões:

Qual seria o resultado prático disso no longo prazo?
Qual seria o resultado prático do total desapego ao futuro?

É possível planejar sem ter que saber como diversas metas serão atingidas para compor um objetivo antes certo e determinado. Apenas confiar que as ações têm valores e que esses valores levam ao resultado adequado, seja ele qual for.

Para qualquer pessoa sempre será complicado pensar que pequenas ações aleatórias têm potencial de atingir o resultado esperado, ou um resultado muito melhor do que o esperado.

Quando abordamos criatividade como arte, fica fácil entender o conceito de construção natural de um objetivo. Na arte o resultado pode ser inesperado pelo próprio autor. Esse é o objetivo da arte – não há cobrança de um objetivo específico, apenas resultado efetivo.

Como colocar esse entendimento da arte dentro do pensamento criativo racional de busca de resultados na vida empreendedora?

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