10.9.09

Imagem



Independente da necessidade de desenvolvimento de uma adequada imagem corporativa. Sua imagem pessoal deve refletir seu discurso.

Muito importante notar que a imagem pessoal, não se restringe às suas roupas. Mais que isso; fica evidente na sua atitude. Pouco deve adiantar um executivo de terno, mas inseguro; na mesma forma excesso de segurança, ainda que bem vestida, pode pegar mal.

Sou daqueles que detesta trabalhar de terno. Supostamente a profissão exige. Sempre no objetivo de desafiar a efetividade do tradicional pergunto: Como um estilo de roupa transcende a competência? Não digo que o advogado, executivo ou consultor tenha que trabalhar de bermuda e camiseta; qual a razão pratica e efetiva desse conceito?

Nenhuma! Desculpas aos tradicionalistas, terno é uma boa forma de apresentação. Não de trabalho, ou, para quem for; ótimo. Para mim não é.

Considerado claro o conceito acima, importante notar: Quem cria precisa estar a vontade? Confortável? Considerando que para essa pessoa a noção de conforto passe por trabalhar ao ar livre. Ou com as janelas abertas. Qual o problema de imagem pessoal que isso pode causar?

O paradigma: “Use terno, ou perca o respeito.” Está ultrapassado, primeiramente está ambientalmente ultrapassado: quem usa terno não pode ir trabalhar pedalando ou andando. Claro que pensando que a característica do terno é fazer você parecer sério. Experimente pedalar 3 km de terno na cidade. Como ficou sua roupa? Bem? Então; ok, coloca o terno em uma mochila, chega no Escritório e veste o terno. Tem chuveiro? Não. Coloca sem tomar banho então. OK. Seu terno e sua camisa estarão amassados. Claro, amarrotados.

Então ainda temos a questão “Respeitabilidade”. Isso vem da sua efetividade e sua efetividade não depende da sua roupa. Sua agilidade e sua criatividade não vêm da roupa que você está vestindo.

Clientes são adquiridos e mantidos pela sua imagem. Não. Clientes querem resultado. Não importa como você se veste, assim como já descobriram que não importa a hora que você trabalha. O que importa é seu resultado e seu carisma. O resultado vem da técnica, ou acumulo de competências cognitivas. E o Carisma?

O carisma é sua capacidade de atrair as pessoas. Essa atração normalmente vem das pessoas felizes e sossegadas. E não das pessoas excessivamente sérias, atenção! Não adianta estar adaptado em matéria de visual se a sua postura é outra. Vestir-se de sério e ser fanfarrão é uma incoerência. Pessoas incoerentes são inconsistentes e normalmente não trazem resultados.

Assim antes um efetivo de chinelo que um inconsistente de terno.

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