22.9.10

O que você pensa sobre isso?

Hoje o post de uma convidada, minha primeira, Katiany Machado. (o título é dela)

Voltemos a movimentar esse blog!

Segue o texto dela:


Vivemos em um ambiente onde a pergunta mais frequente é “O que você pensa sobre isso?”. Formulamos teorias sobre tudo a todo o momento e a única coisa que temos é a certeza de que não sabemos nada!

E o que eu penso sobre isso? Simples: penso que gosto de saber que as pessoas gostam de saber minha opinião. Muitas vezes não tenho opinião alguma sobre determinados assuntos, mas o simples fato de questionarem me faz pensar sobre aquilo e a partir disso formar mais uma teoria extravagante sobre o tema. E então, vejo mais um desafio: fazer aquele acreditar que estou certa!

Compreendo que o questionamento é a grande “engrenagem do universo”. Quando me questionam, me instigam a saber sobre coisas que, à principio, desconheço. Isso me faz refletir, em tese, me faz evoluir.

É claro que apenas aqueles com muita vontade de apreender e uma dose elevada de curiosidade desenvolvem a capacidade de responder, e mais do que isso, questionar afim de fazer a “engrenagem” continuar a rodar. Para isso se deve praticar e a partir disso, exigir a qualidade.

Considero muito mais perspicaz aquele que tem a qualidade de questionar o próprio questionador. Disseram-me por ai, que a qualidade mais essencial de um bom advogado é a argumentação! De fato, a argumentação é essencial para o Direito, porém ainda mais interessante que ter uma boa argumentação, qualidade essa que exige uma dose de conhecimento e perspicácia, é saber questionar! Explico: aquele que desenvolve a arte de questionar, pode conseguir desacreditar, ou ainda, desestabilizar aquele que argumenta. Há histórias onde as perguntas certas nas horas certas se sobrepuseram sobre a argumentação, as desmascararam.

Porem todo bom argumentador tende sempre a levar o tema para a esfera onde domina para poder impressionar, e dentro do campo apropriado, dominar seu interlocutor facilmente. E o que você pensa sobre isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário