12.5.10

Aquele que te irrita te domina! ((Elizabeth Kenny))

O mundo internético ensina muito. Ontem percebi que fazia uns 50 dias que eu não ligava a TV. Fazia tempo que isso não acontecia. Parecem férias.

Nessa, é claro que não há como ficar isolado de notícias e informações. Dentro de tudo que está disponível na net; poucas coisas causam sensação. A maioria te faz reagir ou te presta um serviço. Mas praticamente nada causa sensação (revolta em notícia do político não conta).

Fato que na continuação da viagem eu não quis mais postar nada e fiquei meio parado, depois de escrever dois artigos por semana em abril. Sei que poucos lêem e que pouco do que eu escrevo tem a capacidade de causar uma sensação nos outros. E por isso que eu sempre digo “isso aqui é um treino livre”. Posso escrever o que eu quiser sobre qualquer coisa. E escrever causa uma sensação para mim.

Isso foi um aparte.

Voltando ao que me colocou aqui novamente. Claro uma sensação. Li, e tive uma sensação estranha. Gostei, escrevi e comentei. Quem recebeu o comentário (não a dona do Blog, mas outra pessoa que comentava lá) não gostou, apegou-se às palavras e não ao contexto geral.

OK, realmente eu acho que poucas pessoas lêem isso aqui, inclusive estou pensando em mandar o atma para o wordpress, pois há estatísticas mais amigáveis ao usuário – e lá eu sei com certeza quantos acessam e da onde vem.

Mas fato é que, tem gente que lê isso aqui gosta e comenta para mim ao vivo. Fato que, as pessoas que conhecem a cultura blogueira nacional sabem como é difícil causar reações e comentários. Sou um iniciante na arte. Procuro comentar os blogs que eu gosto e interagir com pessoas novas dessa forma.

Óbvio que posso gerar reações negativas quando escrevo ou falo alguma coisa. Óbvio que minha escrita não é perfeita. Mas receber uma crítica direta sobre minha escrita é um chute no saco. A final de contas, eu gosto do que eu escrevo (da maioria pelo menos) e conheço pessoas que gostam e elogiam. Quase ninguém posta comentário, por desconhecimento ou medo de julgamento.

Agora, depois da primeira crítica de verdade, lembrei de um post, ou tuite, que eu li há tempo e coloquei no Blog ou no Tuite, era algo mais ou menos assim: Não deixe de escrever por medo de julgamentos, por mais que você seja considerado ruim, ou que a crítica limite sua criatividade, você causou uma sensação.

É para isso que estou aqui, na busca. Não quero impressionar, quero aprender. E está funcionando.

Eis algumas que me inspiram:

"Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar." William Shakespeare

“Toda decisão que você toma não é uma decisão sobre o que você faz. É uma decisão sobre quem você é. Quando você vê isso, quando você entende isso, tudo muda. Você começa a ver a vida de um novo modo. Todos eventos, ocorrências, e situações se transformam em oportunidades para fazer o que você veio fazer aqui.” Neale Walsch

Cause Sensação, é melhor que não causar sensação alguma. RK

5 comentários:

  1. You go boy!
    Há uns dois anos, uma pessoa entrou no meu blog em inglês e me chamou de semi-analfabeta, e me acusou de várias coisas injustas. Isso fez com que eu fechasse o blog por algum tempo. Eu me senti envergonhada de tentar escrever em outra língua. Me senti ridícula por me expor daquela forma. Me encolhi, sofri, fiquei machucada.

    Passado algum tempo, um amigo americano super devorador de poesias entrou lá sem querer. Depois ele me mandou um email emocionado falando sobre alguns dos meus poemas em inglês. E eu vi que eu sou muito idiota!
    É claro que eu não vou agradar a todo mundo. É lógico que aquela mulher - que procurava por uma "escritora brasileira que entrou no site dela e comentou num post do namorado dela", não ia gostar de mim. Ela é perfeccionista, procura por literatura (com uma ponta de ciúme e raiva).

    Aí eu lembrei pra quem mesmo eu escrevia...ERA PRA MIM. Se isso me expõe ou não, é outra história. Ninguém precisa ler se não quiser.

    A pessoa que te criticou pegou pesado. Embora eu a adore, eu não sei por que duas palavras a ofenderam tanto. É incrível como a gente aperta um botãozinho nas pessoas as vezes e causa uma tragédia nuclear. Não leve em consideração.

    Keep doing it, dear. Você não está enganando ninguém, concorrendo com ninguém...a sua luta é com você mesmo.


    Beijoca

    ResponderExcluir
  2. Sensacional!

    Falando em blog em inglês, veja isso:
    http://brazper.wordpress.com/

    Bem dormente a não muito acessado. mas excelente para mim.

    ResponderExcluir
  3. Rafael,
    eu não quero criar mais polêmica em cima deste assunto, mas não posso ficar indiferente ao seu último post. Principalmente porque eu não tinha lido absolutamente nada do seu blog e mal tinha corrido os meus olhos sobre o conteúdo dos posts. Não tinha idéia do que se tratava e de quem você era. Enfim, não leve em consideração o que eu escrevi no blog da Mercedes. Não sei se seus posts são rasos ou fundos, se você escreve mal ou bem, se este blog é frequentado ou não e muito menos por quem.
    Eu me senti agredida de forma gratuita por uma pessoa desconhecida e resolvi devolver na mesma moeda. Por isso escrevi o que escrevi.
    Aqui você disse no seu último post que "...comentou... e que quem leu não gostou... e nem era a dona do blog". Nós sabemos que não foi bem assim. Ao contrário, eu comentei o texto da Mercedes e não foi nenhuma crítica. O texto é excelente, como tudo o que ela escreve. Eu só disse que não adiantava ela esperar um monte de comentários como nos outros posts porque este era um texto mais difícil, uma realidade que ninguém quer encarar de frente. Ainda disse isto porque ela estava no twitter reclamando que odiava quando postava e não tinha comentários. Just it. E o lance de loira é porque eu sempre pedi pra ela fazer um post comentando como o mundo trata diferente as loiras e as morenas. Isto foi assunto de um documentário muito interessante do GNT há uns 2 anos. E como ela foi morena recentemente, eu pedi a ela pra fazer este post, caso ela concordasse com o tema.
    Portanto, fiquei realmente indignada quando você me chamou de Anônima, sendo que meu nome estava ali embaixo, me mandou parar de encher e, indiretamente, me chamou de superficial, já que eu queria posts rasos.
    Não foram apenas 2 palavrinhas, como disse a Mercedes aqui. O fato é que AQUI você pode dizer "NÃO ENCHE! Vai procurar outro post pra incomodar!" Mas acho que no blog dos outros, sem saber o contexto, sem saber de quem se trata, sem conhecer a pessoa, você não diz "não enche, se manda!" e acha que vai ficar assim. Desculpe se as 2 palavrinhas me ofenderam tanto. Nem ofenderam. Não estamos falando de ofensas. Mas foram desnecessariamente grosseiras. E eu também fui desnecessariamente grosseira com você. Também sem conhecê-lo. Também no blog dos outros. Também chamando você de superficial (indiretamente). Enfim, devolvi do jeito que levei.
    Desculpe-me. Foi mal! Me senti mal imediatamente depois. Se pudesse teria deletado em seguida. Por isso vim aqui no seu blog pra me desculpar.
    Esquece este papo de blog ruim e pouco visitado. Falei isto porque era o que eu tinha nas mãos que poderia ser atirado em você.
    E não sei de onde você imaginou que eu possa ter algo pra ler. O máximo que eu escrevo ultimamente é receita. Blog? Já tive um de filhos há anos que está desativado e bloqueado. Esquece.
    Mas no fim, isto serviu pra 2 coisas:
    - Não conheci você aquela noite na TT, mas conheci assim, do jeito mais torto possível. A gente ainda vai rir muito disso, pode acreditar...
    - Não comento mais posts de ninguém por um tempão. Vou tirar um período de férias virtuais.
    É isto aí. A gente se vê...
    Jacque

    ResponderExcluir
  4. Viu por que eu disse que adoro a Jacque?
    Porque ela é essa pessoa que saber ser UMA PESSOA.
    Por isso.

    Beijo...pros dois.

    ResponderExcluir
  5. vi

    e quero ver se ganho uma amiga a mais aqui em CWB.

    Jacque. vou te responder com calma e pacificamente.

    Abraços

    ResponderExcluir