30.7.09

Criatividade 1 – Carreiras.

Quando carreiras eram baseadas exclusivamente em hierarquia, e o trabalho era sobre receber um pagamento no final do mês, a pessoa não se importava realmente com o que fazia – a maioria das atividades era automática. Mas, o trabalhador de hoje não quer mais salários e títulos (somente). Quer mais experiências de trabalho que contribuam para sua vida e desenvolvimento pessoal.

A geração de trabalhadores nascidos entre 1970 e 1990 tende a trocar muito de trabalho. A realização pessoal está em foco. A experiência cognitiva alcança importância sem precedentes. As empresas querem mais criatividade e inovação. “Inteligência Emocional”.

Hoje a experiência é o produto. Profissionais constroem carreiras da mesma forma que inovadores constroem negócios. Uma fábrica de sapatos que passa a trabalhar com hotelaria? Como? Linha de marketing: “Nós não produzimos sapatos. Produzimos conforto.”

Excelente dica! Temos que parar de pensar em carreiras como uma seqüência de habilidades aplicáveis a uma determinada posição e passar a pensar em como ligar diversas habilidades.

Carreiras podem variar de A a Z, e, mesmo assim, em algum ponto apresentarem uma relação prática. Difícil de apontar, mas fácil de sentir. Por isso, evidente a necessidade de ligar todas as áreas. Uma apresentação multidisciplinar de qualquer tema tende a criar algo novo.

Um profissional tem que saber apontar como suas diversas experiências constroem uma competência atual única. E, mais importante, saber como usar essa competência dentro de um mercado, ou como criar um mercado para essa competência.

Cada experiência tem uma idéia central. Essas idéias centrais podem ser extraídas para formar uma idéia nova, um novo ataque ao mesmo tema. Aprendi com Roberto de Mena Barreto que a matéria-prima da criatividade está em um Bom problema, e, em um problema bem elaborado.

Tudo que é tradicional pode ser terceirizado. Todo pensamento automático pode ser substituído por pessoa ou tecnologia mais barata. Unir idéias centrais de várias disciplinas que nunca conversaram é tarefa para poucos.

A inserção da vida no trabalho busca mais sentido emocional para o trabalho. Pessoas cultivam mais talentos e competências, mais vontades e paixões, se divertem das mais variadas formas. Querem gostar de trabalhar e assim estar sempre de férias! Isso retarda o envelhecimento, pois o estímulo da mente por desafios é a chave da manutenção da sanidade.

Tudo é relacionado! Colecione experiências, mantenha-se atualizado, tenha competências multidisciplinares. E, saiba associá-las! Isoladas elas valem cada vez menos...

Rafael Lopes Krukoski

Nenhum comentário:

Postar um comentário