A vida é orgânica e não linear. Não, a idéia não é minha. Mas eu concordo com Sir. Ken Robinson.
Concordo também que toda a forma de educar deve ser repensada. Observa claramente que o modelo de ensino atual não dá espaço à criatividade, e as tentativas de acessar esse tipo de educação parecem forçadas. Dado ao fato que os alunos, e tão pouco os professores, não estão preparados para essa experiência.
Os dois vídeos que deram base para esse texto deixam muito claro que a criatividade é tirada da pessoa com o tempo e – contraditoriamente – com a educação. Deixou claro que os sistemas de educação no mundo preparam estudantes universitários. Mas deixou mais claro ainda que hoje, uma faculdade não garante nada a ninguém – nenhuma grande novidade. Não garante trabalho e mais, não garante resultados criativos produtivos.
No Segundo vídeo Sir. Robinson fala sobre uma frase de uma garota conversando com seu professor enquanto desenhava Deus:
O professor pergunta: “O que você está fazendo?”
A menina responde: “Desenhando Deus!”
O professor atesta: “Ninguém sabe como Deus se parece.”
E a menina sentencia: “Vão saber daqui a pouco...”
Um pequeno exemplo da seqüência de cortes que nos lapida até a faculdade. Para chegar ao mercado e começar a ouvir falar em inovação, em buscar alternativas. Em buscar novas formas de fazer o que já é feito. Como? Com qual ferramenta?
Tem pessoas que chegam à faculdade sem saber escrever um texto conexo. Mas, acima do texto conexo está a capacidade de criar. Coloca a caneta no papel ou o dedo no teclado e escreve qualquer coisa! A maioria não consegue escrever um parágrafo de idéia própria.
Simplesmente por medo de errar. Fomos educados sem tolerância ao erro. Uma parte dos vídeos também deixa claro: “Não estar preparado para errar significa que haverá nada de novo.”
O processo de inflação acadêmica (também mencionado no vídeo) é um evidente resultado da falta de conteúdo criativo. Qual o motivo que justifica a busca de titulação se o conteúdo final é simplesmente repetição?
Sir. Robinson menciona que a inteligência é diversa, abstrata e dinâmica. E, principalmente, interativa... Por isso, atesta a importância da questão interdisciplinar.
Essa era do Multidisciplinar. Onde a Inovação aparece da Interação. E eu já falei da teoria do caos. Mas ainda somos educados para especialidades. Especialidades são chatas na maioria das vezes, pois repetitivas e cansativas. Assim é impossível criar.
Como resgatar a riqueza da capacidade humana e estimular a criatividade? Esquecer a comida orgânica e focar no pensamento orgânico. Como sair do marasmo da especialização e descobrir o máximo sem perder o foco?
Às vezes, o foco precisa ser perdido. Foco demais atrapalha e massifica decisões.
Então, ao final, um pensamento vem à mente: Qual o motivo da interação inicial desinteressada em desconhecidos que podemos conhecer pelas vias modernas (redes sociais)? Qual o motivo da restrição da inserção de novos atores em nossas vidas?
O normal dentro disso seria ficar avesso à criação de novas relações não profundas. Intuitivamente temos um falso senso de proteção por não abrir nossa privacidade aos desconhecidos. Aí vi que, na verdade, ser orgânico é mais produtivo do que ser linear. Não posso restringir ao conhecido. A ferramenta rede social, pode ser utilizada ao extremo e não somente até onde a minha rede da vida real vai. E se ela pode me levar para coisas novas, qual o motivo da minha satisfação com o que eu já teria normalmente, se essa ferramenta possibilita mais?
O valor de nada. Do nada vem alguma coisa.
Como criar a partir do nada? Ou ainda, como observar e aproveitar nada de forma suficiente a gerar alguma coisa. Ou gerar o novo?
Então ao final, como somos orgânicos – ou queremos ser - agindo como tal. Para estimular o caos, teremos que abrir nossas redes de contato sem restrições específicas, sem medo de descobrir o novo em geral pela interação com pessoas novas em nossas vidas (ainda que virtuais).
Claro que quem sofreu a educação linear tem que quebrar tudo que existe no senso comum e mudar espontaneamente, pois você não vai mais para a escola. Ou se for novamente, ela ainda não vai mudar miraculosamente no seu tempo. Então, conduzir a mudança na sua vida e no seu ambiente depende exclusivamente da Sua ação orgânica com as ferramentas atuais.
24.5.10
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Rafael, espetacular seu texto! Parabéns
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